A inteligência imensa dos chimpanzés, por Urariano Mota

30 01 2008

sem-titulo.jpg a1.jpg


Chimpanzés batem humanos em exercício de memória


Chimpanzés já demonstraram que são parecidos com os seres humanos em vários aspectos culturais eles disputam poder, são altruístas, transmitem conhecimento. Agora eles mostraram que podem ser ainda melhores que nós, ao menos quando o assunto são números.

Estudo publicado na revista “Current Biology” mostra que eles são capazes de lembrar com “extraordinária precisão” a ordem de números arábicos. Em um teste de memória, animais de até 5 anos bateram um grupo de estudantes universitários.

Em um dos exercícios, chimpanzés e humanos foram apresentados brevemente a vários algarismos, de 1 a 9, dispostos em um monitor com tela sensível ao toque. Logo depois os números eram então substituídos por quadrados brancos. O desafio era lembrar qual número aparecia em qual localização e tocar os quadrados na ordem correta.

Em geral os chimpanzés jovens foram mais rápidos, no confronto com os adultos. O campeão foi Ayumu, que manteve o mesmo desempenho de acertos, 80%, independentemente do tempo de exposição aos números. O acerto humano caia pela metade quando a observação aos algarismos era de décimos de segundo.

Como vêem, os jornalistas escrevem com uma ligeireza incapaz de ser imitada por qualquer símio. Notem, já no primeiro parágrafo: “Agora eles”, os chimpanzés, off course, “mostraram que podem ser ainda melhores que nós, ao menos quando o assunto são números”. Não sei se o analfabetismo científico se tornou uma praga em todos os hemisférios cerebrais dos jornais. Isso porque os despachos de agências noticiosas confundem a sucessão, a contagem de 1 até 9, com a própria capacidade humana de compreender universos maiores que essa contagem. Não sei, a evolução humana da matemática nos perdoe, mas … não compliquemos.

(*) Urariano Mota é pernambucano. Escritor, jornalista, colaborador do Observatório da Imprensa, membro da redação de La Insignia, na Espanha. Publicou o romance Os Corações Futuristas, cuja paisagem é a ditadura Médici. Tem inédito O Caso Dom Vital, uma sátira ao ensino em colégios brasileiros

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s